Planos / Médicos

Unimed Porto Alegre - 30/01/2015

O SINPRF/RS oferece a seus associados duas modalidades de Plano de Saúde UNIMED, o UNIMAX e o UNIPART. Ambos possuem a opção de quarto PRIVATIVO ou SEMIPRIVATIVO, e ainda COM ou SEM participação nas consultas médicas, totalizando oito tipos diferentes de termos para que o sindicalizado opte pelo que melhor de adeque as suas necessidades.

Todos os planos possuem COBERTURA NACIONAL e uma ampla rede de hospitais e médicos credenciados, e a principal diferença entre os termos é justamente no tangente a Rede Hospitalar na cidade de Porto Alegre. Os Hospitais Mãe de Deus e Moinhos de Vento estão credenciados apenas para o plano UNIMAX (veja a lista completa de credenciados no site www.unimedpoa.com.br).

Prazos de Carências:

• Urgência e Emergência (caráter ambulatorial) - 24h
• Consultas Médicas/ Exames Simples
• (exames sem necessidade de autorização prévia da UNIMED) - 30 dias
• Consultas Psiquiátricas - 30 dias
• Exames e Procedimentos Complementares - 60 dias
• Fisiatria - 60 dias
• Tratamentos Psiquiátricos - 60 dias
• Internações Hospitalares - 180 dias
• Internações Psiquiátricas - 120 dias
• Transplantes de Rins e Córneas - 180 dias
• Radioterapia / Quimioterapia - 180 dias
• Cirurgias Cardíacas, Vasculares e Hemodinâmicas - 180 dias
• Hemodiálise / Diálise Peritonial - 180 dias
• Órteses e Próteses - 180 dias
• Eventos Obstétricos - 300 dias

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Só poderão aderir aos planos da UNIMED via SINPRF/RS os PRFs (ativos ou inativos) e as Pensionistas. Como dependentes destes, somente a(o) esposa/marido, filhos até 23 anos e 11 meses e companheira(o) do(a) titular (neste caso é exigida declaração de união estável feita através de instrumento público em cartório).

Veja abaixo a documentação necessária para inclusão de cada dependente:
• Esposa/Marido: CERTIDÃO DE CASAMENTO
• Companheira: DECLARAÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL (leia acima)
• Filhos até 23 anos e 11 meses: CERTIDÃO DE NASCIMENTO (se não tiverem RG ou forem recém-nascidos).

Recém nascidos devem ser incluídos antes dos seus 30 dias de vida para obterem o aproveitamento das carências do titular do plano. É necessário encaminhar a certidão de nascimento para o Sindicato e fazer a solicitação antes do final deste prazo. Assim sendo, sugerimos não deixar para o último dia a entrega da certidão de nascimento ou o envio via malote (pois pode chegar ao Sindicato depois do prazo).

Quem já possui convênio com a UNIMED PORTO ALEGRE e desejar aderir ao plano oferecido pelo SINPRF/RS, deverá acrescentar à documentação uma cópia do cartão do plano antigo, para que possa ser feito um estudo em relação as carências que poderão (ou não) serem aproveitadas.

OBS.: PARA SABER MAIS SOBRE PORTABILIDADE, ACESSE EM NOSSO SITE "SAÚDE", DEPOIS "CONVÊNIOS" E ENTÃO "PORTABILIDADE UNIMED"

No caso do convênio anterior ser com qualquer outra unidade regional da UNIMED ou outra prestadora, serão aproveitadas somente as carências para consultas e exames simples (30 dias). Para que seja feito o estudo deste possível aproveitamento, deve ser anexada à documentação uma CARTA DE PERMANÊNCIA (documento que contém um histórico do plano vigente e que deve ser solicitado pelo associado diretamente na sua UNIMED ou operadora de origem).

Quem possui plano de saúde com qualquer outra instituição (BRADESCO, GOLDEN CROSS, etc) e deseja aderir ao plano oferecido pelo SINPRF/RS, deve anexar uma declaração da operadora (carta de permanência) contendo informações como o tempo de plano, a cobertura atual completa, as carências que já foram cumpridas e situação financeiras (prestações em dia), etc. A partir desse documento, a UNIMED analisará a VIABILIDADE de isenção parcial de algumas carências (o que poderá ocorrer ou não de acordo com critérios internos de avaliação da UNIMED). A adesão será processada independente deste aproveitamento de carências.

As solicitações de cancelamento de plano, exclusão de dependentes e 2ª via de carteirinha(s) devem ser feitas pelo titular através do e-mail unimed@sinprfrs.org.br.

É cobrada uma taxa de adesão na 1ª fatura - tanto para o titular quanto para seu(s) dependente(s) – no valor de R$ 31,10 por pessoa. Esse valor também é cobrado quando o titular solicita troca de plano.

As solicitações supra citadas serão recebidas pelo Sindicato até o dia 10 de cada mês, IMPRETERIVELMENTE. As que chegarem após este prazo serão encaminhadas para a UNIMED apenas no mês seguinte.

Ao final deste texto, você encontrará os anexos necessários para efetuar suas solicitações (além de tabela de valores, participações, dentre outros). Cabe salientar que para fazer a ADESÃO AO PLANO, são necessários os anexos 01 (TERMO DE ADESÃO UNIMED_CONTRATO), anexo 02 (FORMULARIO DE REQUISIÇOES UNIMED), anexo 03 (DECLARAÇÃO DE SAÚDE, que tem prazo de validade de 30 dias) e anexo 05 (COMPROVANTE DE VINCULO). Não esquecendo dos documentos citados anteriormente para que aqueles que tem DEPENDENTES (certidão de nascimento, casamento, união estável e RG).
Estes formulários deverão ser ORIGINAIS (não podem ser cópias) e devem ser preenchidos manualmente, NA ÍNTEGRA, e SEM RASURAS, e encaminhados ao Sindicato pelos correios, malote ou pessoalmente (não mais sendo aceitos, obviamente, via e-mail ou fax).
Os que chegarem fora deste padrão serão DEVOLVIDOS pelo Sindicato, o que ocasionará um atraso considerável no processamento de sua solicitação.

A cobrança das mensalidades se dará através de BOLETO BANCÁRIO do Banco Santander, que será remetido para o endereço do titular, e seu vencimento será sempre no dia 10 de cada mês. Este DOC será em nome do SINDICATO, e não mais da UNIMED como de costume.

IMPORTANTE:
CONFORME VEM SENDO AMPLAMENTE DIVULGADO DESDE ABRIL DE 2015, DEVIDO AO ATRASO DOS CORREIOS NA ENTREGA DAS FATURAS, AS MESMAS ESTARÃO DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD - SEMPRE À PARTIR DO 03 (TRÊS) DE CADA MÊS - NA ÁREA RESTRITA DO SITE DO SINDICATO. PORTANTO, CASO VOCÊ AINDA NÃO TENHA ACESSO, O FAÇA COM A BREVIDADE POSSÍVEL NO LINK:
http://www.sinprfrs.org.br/cadastre.php

No início de cada ano, o Sindicato encaminhará para os associados que possuem UNIMED um documento que descrimina os valores pagos referentes ao ano anterior, para fins de DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA, da mesma forma como era feito até então pela UNIMED.

Após a leitura destas informações, caso permaneça com algum questionamento ou para maiores detalhes, entre em contato com Flávio, no Sindicato, pelo fone 51.3226.4044 ramal 212.

Veja nos anexos abaixo os formulários e tabelas:

Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Rio Grande do Sul

Rua Barros Cassal, 33/7° andar - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

CEP: 90035-030 - Fone/Fax: (51) 3226-4044

E-mail: sinprfrs@sinprfrs.org.br

SINPRF/RS © 2018