Noticías

Percentual do reajuste anual foi de 11,9% para planos com participação total e 29% para os com participação parcial. - 27/03/2018

Prezado sindicalizado,

Conforme prevê a legislação todos os planos de saúde possuem data base imposta pala Agência Nacional de Saúde Suplementar para análise e possível implementação de reajustes, no nosso caso no mês de abril. Como é de conhecimento dos senhores e senhoras nosso sindicato optou em realizar a própria administração de nosso plano, evitando intermediários, possibilitando assim melhor análise dos índices de utilização que interferem diretamente nos percentuais de reajustes implementados.


No dia 06/03/2018, realizamos uma reunião na sede do SINPRF/RS, com o representante da Unimed, Sr. Eduardo Madeira, com a finalidade de negociarmos o percentual de reajuste anual das mensalidades, cuja proposta inicial foi de 40%. No encontro estiveram presentes, além dos membros da diretoria do SINPRF/RS, os representantes das delegacias, que puderam acompanhar e, principalmente, participar das tratativas, fazer seus questionamentos e retirar as dúvidas relativas às modalidades de planos e utilização dos mesmos. Este percentual, segundo a operadora, é baseado no que prevê a legislação, na inflação médica (VCMH) e no índice de utilização por parte dos conveniados.
Após análise detalhada dos dados foi encaminhado uma contraproposta à UNIMED, onde conseguimos negociar a aplicação de um reajuste em 2018 de 11,9% para os planos com participação TOTAL e 29% para os planos com participação PARCIAL.


Cabe destacar que, conforme foi exposto nessa reunião e de acordo com as tabelas em anexo, os planos com participação PARCIAL (que hoje cobre 227 vidas) tiveram uma utilização (sinistralidade) extremamente alta em relação aos planos com participação TOTAL (que abrange 1.099 vidas). É importante frisar ainda, que a utilização dos associados nos planos com participação TOTAL, como demonstram os relatórios todos os anos, parece ser mais moderada e consciente, não entrando no mérito de quem realmente necessita utilizar, pois paga-se para ser utilizado em momentos de necessidade. 


Assim sendo, com base nessas informações, o SINPRF/RS optou por não mais comercializar os planos com participação PARCIAL, pois sua manutenção tornar-se-á inviável ao longo dos anos do ponto de vista financeiro. Os que possuem planos nestes moldes poderão mantê-los, caso haja interesse, porém, vale ressaltar que o valor da mensalidade nos planos com participação TOTAL é muito mais atrativo e NÃO HÁ COPARTICIPAÇÃO EM EXAMES OU EM INTERNAÇÕES HOSPITALARES, apenas nas consultas e algumas especialidades (comuns a qualquer outro plano) como fisioterapia, consultas psiquiátricas, sessões de acupuntura, foniatria, entre outros (a tabela completa de coparticipações com os respectivos percentuais está disponível em nosso site www.sinprfrs.org.br). Já os associados que optarem por alterar sua modalidade para participação TOTAL deverão preencher nova documentação (também disponível no site) e encaminhá-la ao SINPRF/RS até o dia 10 de cada mês. A troca de plano visando alterar as coparticipações NÃO IMPLICA EM CUMPRIMENTO DE CARÊNCIAS.


Aproveitamos a oportunidade para comunicá-los que fechamos convênio com o Banco do Brasil para débito em conta das faturas UNIMED. Para aderir, basta assinar a AUTORIZAÇÃO DE DÉBITO (clique aqui) informando os dados bancários e posteriormente, quando receber a mensagem do banco, aceitar o débito. Não serão mais remetidas faturas por correspondências e as mesmas continuarão a ser disponibilizadas na área restrita de nosso site. Para as futuras adesões, a partir de abril de 2018, será obrigatória a autorização para esse novo sistema de cobrança, assim como negociações de dívidas de inadimplentes.


A equipe do SINPRF/RS continua sempre trabalhando para melhor representá-los e à disposição para melhor atendê-los. Em caso de dúvidas não deixe de nos contatar e/ou nos visitar em nossa sede.

N° de acessos: 402

Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Rio Grande do Sul

Rua Barros Cassal, 33/7° andar - Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

CEP: 90035-030 - Fone/Fax: (51) 3226-4044

E-mail: sinprfrs@sinprfrs.org.br

SINPRF/RS © 2018